Você está em: Notícias»Secretária de Saúde presta informações sobre os serviços de pediatria

Secretária de Saúde presta informações sobre os serviços de pediatria

A secretária municipal de Saúde, Vania Baldissera, esteve na Câmara Municipal na sessão de terça-feira (15) para explanar sobre os serviços de pediatria na Policlínica Municipal de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros. A solicitação da Bancada do PT, em requerimento aprovado na sessão passada, deveu-se a reclamação de moradores dos bairros que alegam que o profissional de pediatria somente atende na Policlínica, e que nesta o atendimento é somente para os moradores do centro e proximidades não contempladas com UBS. Na tribuna, Vânia iniciou dizendo que deve haver falta de informação, e que a alegação não procede, tendo em vista que a pediatria é uma especialidade, assim como tantas outras — que atende por encaminhamento. Relatou que durante um período na gestão passada, a pediatra esteve afastada para tratamentos de saúde e sob licença-maternidade. “Em dois anos e meio quase não teve pediatra na Policlínica Municipal de Saúde, e as crianças eram encaminhadas nas referências em Pato Branco, através do consórcio”, observou. Por isso, em 2017, quando assumiu a pasta, havia um baixo número de crianças sendo atendidas, o que voltou a ser feito. Sobre não ter pediatria nas unidades dos bairros, explicou que nesses locais existe a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o médico da família deve atender desde a criança até o idoso. Já o pediatra do município fica na Policlínica Municipal de Saúde, mas este não atende somente o centro, e sim todas as crianças que forem encaminhadas pelo médico da ESF. “Para o pediatra, o primeiro atendimento é na Unidade Básica de Saúde, que é a porta de entrada para o SUS. Se o médico considerar que ele [o paciente] tem que ser atendido imediatamente com o pediatra, ele é encaminhado”, afirmou.