Você está em: Notícias»Câmara recebe revisão final de livro sobre a história de São Lourenço do Oeste

Câmara recebe revisão final de livro sobre a história de São Lourenço do Oeste

A Câmara de Vereadores recebeu na noite de sexta feira (17) a revisão final do livro "São Lourenço do Oeste em Memórias", um compilado de todos os catálogos que compõem hoje acervo do Legislativo Municipal. Fruto de um programa permanente de resgate histórico, tal como o acervo, o livro traça um percurso compreendendo desde a recente ocupação que culminou na criação do município de São Lourenço do Oeste, acompanhando sua evolução política e social até 2016, final do último mandato no governo municipal. O secretário executivo da Câmara e um dos organizadores do livro, Éderson Hermann, destaca a relevância do Legislativo como referência histórica. "Os fatos que acontecem no município de alguma forma são levados a Câmara, algum vereador relata, questiona, e isso tudo é transformado em ata, passa a ser documento oficial", explica. Com mais de 600 páginas, o original passou por uma grande revisão técnica desde o seu lançamento oficial em 2016. A intenção, segundo Éderson, é que seja publicada ainda este ano, em que o município comemora seu aniversário de 60 anos. Também respondem pela organização do livro a professora universitária Neli Bastezini Kronbauer e o publicitário Kalu Lessa. Para Neli, a transformação do povo lourenciano está expressa nessa obra. “Ao ver as fotos, ao ler o que está ali expresso, você tem conhecimento de uma época que nós não vivemos, como nós simplesmente acionamos elementos da memória para imaginar como era São Lourenço, como era o nosso povo, como foi começar tudo”, descreve sobre o primeiro capítulo, que trata dos primórdios. "O que mais marca é ver as fotos antigas, quando começou a construção da Igreja, como eram as rodovias, e o efeito comparativo que se dá com a nossa realidade hoje”, ressalta Kalu sobre o livro, prevendo que esse recolhimento histórico será de grande importância para as futuras gerações.