Você está em: Notícias»Vereadores mirins iniciam as atividades plenárias

Vereadores mirins iniciam as atividades plenárias

A reunião, que marca o início das atividades plenárias da 9ª edição do Parlamento Jovem, foi realizada na manhã desta sexta-feira (18). Os trabalhos foram prestigiados por vereadores, colaboradores e alunos das escolas básicas municipais (EBM) Santa Maria Goretti e Nossa Senhora de Lourdes, além da coordenação e vereadores mirins do município de Coronel Martins. Na sessão plenária, que simula a do Legislativo, os jovens estudantes apresentaram proposições, em grande parte, indicação de melhorias para a escola ou a comunidade, direcionada às autoridades competentes. Ao prefeito, a vereadora mirim Letícia Ribeiro da Silva apresentou duas indicações, propondo reforma no campo de futebol e a construção de uma quadra de areia ao lado do ginásio de esportes da EBM São Lourenço; Ana Paula Novakoski, reforma na Praça da Liberdade, localizada em frente à Prefeitura Municipal; Mariana Giselli Brandalize, a aquisição de novos livros de leitura na categoria juvenil para alunos da EBM São Roque; Cauane Sperança, melhorias no espaço físico da EBM Santa Inês; Wellington Tizoni Crema, materiais para reboco e pintura do pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Saúde; Maria Laura Bamberg Flach, também com duas indicações, propondo a colocação de lixeira em frente ao Centro Comunitário, unidade Educação Infantil da EBM Santa Maria Goretti, e a instalação de um toldo na rampa que dá acesso a entrada do Senai, unidade Anos Iniciais, da mesma escola. Ao secretário executivo da ADR, além do prefeito, o vereador mirim Willian Kuntzler Santos Almeida propôs a revitalização da cozinha das escolas Rui Barbosa (EEB) e Irmã Neusa (EBM); e Isadora Reis Koch, a reforma urgente da quadra de Futsal e voleibol da EBM Irmã Cecília. As matérias aprovadas pelo Plenário seguiram para a Câmara de Vereadores para os devidos tramites. No espaço da palavra livre, os nove vereadores mirins usaram a tribuna. Nos discursos, ganharam destaque os temas política e Parlamento Jovem. “Não podemos confundir política simplesmente com o ato de votar, pois estamos fazendo política quando tomamos atitudes” [...] “O princípio para se saber o que é Política é saber que a Política é sempre o modo pelo qual chega-se a decidir algo que não é particular, mas que diz respeito a toda uma coletividade, algo que é público”, disse a presidente, vereadora mirim Gabirela. A vice-presidente, Maria Laura, destacou o papel do vereador mirim: “Não estamos aqui para defender causas particulares, nem tão pouco, defender uma sigla partidária e sim, estamos aqui porque acreditamos que nossas pequenas ações podem acrescentar em melhorias ao município e principalmente em melhorias no nosso ambiente escolar” [...] “Nós podemos fazer a diferença, é isso que nossos pais querem, que a gente faça o melhor, que sejamos bons profissionais no futuro, e que nós podemos deixar através de nossas atitudes um legado melhor para as próximas gerações.” Já Mariana Giselli falou sobre suas expectativas: “Iniciamos hoje uma longa caminhada de aprendizado, um grande ano para todos nós, um ano de novos conhecimentos, de dedicação total para que saibamos usufruir dessa oportunidade que o Parlamento Jovem nos concede” [...] “É nossa primeira sessão, e temos muito a evoluir ainda, mas sei que cada um dos vereadores mirins da legislatura de 2018 tem muita capacidade, com certeza será um ano marcante na vida de cada um de nós”. A próxima sessão foi convocada para o dia 14 de junho, às 09h.