Você está em: Notícias»Vereadores aprovam pedido de ensino de Libras nas escolas municipais

Vereadores aprovam pedido de ensino de Libras nas escolas municipais

O ensino de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, foi tema da indicação n. 23, de autoria da vereadora Loreci de Oliveira, que também é professora aposentada, e aprovada na sessão plenária virtual a Câmara de Vereadores no último dia 24 de agosto. A vereadora autora fez um breve relato da evolução do ensino de Libras, no mundo que data a partir do ano 1.755 e no Brasil desde 1.855, demonstrando a preocupação de longa data da educação inclusiva, contudo de modo lento. Relatou que no município há escolas que trabalham e atendem alunos portadores de deficiências auditiva, visual, físicas e intelectuais, porém, avalia que a inclusão deve ser maior, indo além do atendimento a essas pessoas, devendo, no caso do ensino de Libras, estendidas para todos os alunos, pois a dificuldade maior dos portadores dessas necessidades não é em si a comunicação, mas o entendimento e a conversação com as demais pessoas. Razão pela qual propõe que o Executivo e a Secretaria de Educação viabilizem esse ensino nas escolas da rede municipal de educação, para que todos conheçam e utilizem essa linguagem, fazendo com que, de fato, haja a inclusão dos portadores de deficiência auditiva na sociedade, contribuindo, inclusive, para estas tenham condições e acesso maiores e melhores ao mercado de trabalho, pois terão plenamente condições de se comunicar com todos, ao passo que esta linguagem de sinais se torne mais conhecida entre a população.