Você está em: Notícias»Vereador propõe criação de departamento municipal de estradas e rodagens

Vereador propõe criação de departamento municipal de estradas e rodagens

O vereador Silvian Hentz (PT) leva ao governo municipal sugestão para a criação de uma repartição pública voltada exclusivamente para a infraestrutura rural do Município. Indicação foi apresentada em sessão do Legislativo na segunda-feira (8), encaminhada diretamente ao prefeito e aos secretários de Desenvolvimento Urbano e de Agricultura. Na proposição, o vereador considera que a infraestrutura rural precisa ser valorizada e elaborada tanto quanto a urbana, dada a sua importância especialmente para a economia do Município. Ele destaca a extensa malha viária, da qual dependem o escoamento de insumos e produtos do setor agropecuário, com grande tráfego de caminhões, e também o transporte escolar pelo poder público. Para Hentz, a nova repartição deve ter como principal finalidade ser a responsável pela malha viária rural, fazendo a abertura, melhoria, readequação de toda e qualquer estrada no perímetro rural. “Deste modo a Secretaria de Agricultura teria uma finalidade e liberdade maior para o fomento da produção agrícola e pecuária”. “Poderia dar um foco maior em programas de incentivo e suporte ao produtor, em assistência técnica e investimentos em tecnologia no campo, assistência as Associações de Máquinas, melhoramento genético etc., criando e fortalecendo parcerias com entidades como a EPAGRI, CIDASC, SENAR e sindicatos da categoria”, considera o vereador. “Com a obrigação dos novos loteadores em deixar as ruas asfaltadas, estamos partindo para o fim dos asfaltamentos urbanos e logo ingressando nos asfaltamentos rurais, essa nova repartição terá muita demanda e poderá através de engenheiro capacitado dar muito mais segurança e viabilidade a nossa malha viária rural”, complementa. O vereador acredita que o arranjo proposto pode fomentar a permanência no campo e a sucessão familiar, diminuindo o êxodo rural e da atividade agrícola. “É um investimento de retorno certo e muito benéfico ao munícipio, bem como a todos os envolvidos, tanto do ponto de vista econômico quanto social”, conclui.