Você está em: Notícias»Câmara encaminha moção de pesar aos familiares de Honorino Luiz Pastre

Câmara encaminha moção de pesar aos familiares de Honorino Luiz Pastre

O Plenário aprovou segunda-feira (18) moção de pesar a ser encaminhada aos familiares de Honorino Luiz Pastre, falecido semana passada, em forma de agradecimento por tudo que fez pelo município de São Lourenço do Oeste. A proposição de iniciativa da vereadora Marlice Perazoli (MDB) foi assinada também por outros vereadores. A moção ressalta a trajetória de Honorino Luiz Pastre também como homem público. Em São Lourenço do Oeste, foi vereador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no período de 1982 a 1986. No Legislativo, participou da criação do Parque Industrial e também do desenvolvimento da agricultura no município. Mais tarde, em 1996, recebeu da Câmara de Vereadores o Diploma de Honóris Causa. Texto da moção: A Câmara Municipal de Vereadores, solidária ao momento de perplexidade e sensibilidade, todos estão chocados com esse crime bárbaro e covarde que tirou a vida do Senhor Honorino Luiz Pastre e também de sua esposa Brandina Iolanda Echer Pastre no último dia 12 de junho de 2018. Esta casa vem através desta moção de pesar, prestar homenagem aos familiares do Senhor Honorino Luiz Pastre, em forma de agradecimento por tudo que fez pelo Município de São Lourenço do Oeste. Justificativa O senhor Honorino Luiz Pastre nasceu no dia 17 de março de 1933 na cidade de Marau, RS. É filho de Fioravante Pastre e Julia Gemelli Pastre, irmão de Eulivio, Luiz, Maria e Amabile. Casou-se com Brandina Iolanda Echer, nascida em São Maximiliano, Caxias do Sul, RS, em 28 de junho de 1936, com quem tem quatro filhos, Ivan, Ivanir, Ivo e Ivonei. Chegou em Santa Catarina nos anos 50, sendo que num primeiro momento moraram na Comunidade de Cachimbo, município de Concordia, SC, posteriormente estabeleceram-se em São Lourenço do Oeste, fixando residência em Novo Horizonte, que na época era chamado de Santa Lúcia. Em Novo Horizonte estabeleceram seu comércio, sendo que dentre as atividades estava a engorda e venda de suínos. Nos primeiros anos permanecia até 06 meses na região de Linha Prata e Jordaninho, onde fazia a safra para engorda dos suínos, que depois eram transportados a pé até São Lourenço do Oeste e comercializados. Dissolvida a sociedade familiar, passou para o ramo madeireiro nos anos 70 permanecendo na atividade até 1986. Na época possuía 02 madeireiras e fábricas de cabos de vassoura, beneficiamento de madeira e caixas para verduras, as quais funcionavam dia e noite e empregavam mais de 60 pessoas. Após esse período começou a trabalhar na agricultura em sua propriedade na Comunidade de Linha Prata, onde permaneceu até seus últimos dias. Foi vereador pelo Partido PMDB no período de 1982 a 1986, com 365 votos. Como vereador participou da criação do Parque Industrial de São Lourenço do Oeste e também do desenvolvimento da agricultura no município. A Câmara lhe conferiu o Diploma de Honóris Causa, através do Decreto Legislativo nº 388, de 16 de maio de 1996. Tanto o senhor Honorino Luiz Pastre, quanto a sua esposa, Senhora Brandina Iolanda Echer gostavam muito de música e sempre que podiam faziam dupla para cantar as musicas de sua época. E neste momento, entristecidos pelo acontecimento, oferecemos nossas condolências aos familiares e amigos deste nobre homem, expressando nosso profundo pesar pelo seu falecimento e também de sua esposa, deixando nossos sentimentos de pesar aos familiares.