Você está em: Notícias»Legislativo lourenciano manifesta-se em apoio aos produtores de leite

Legislativo lourenciano manifesta-se em apoio aos produtores de leite

Em sessão na segunda-feira (8), a Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste aprovou uma moção de apoio aos produtores de leite, a ser encaminhada ao Presidente da República, a Ministra da Agricultura, aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e a todos os integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense. O vereador Silvian Hentz (PT), autor da moção, registra que “a situação pela qual os produtores de leite estão passando é de extrema gravidade, devido aos altos custos de produção versos as consecutivas baixas dos preços acumuladas nos últimos meses, associadas às situações climáticas adversas que acabam agravando o quadro. Isso tudo fazendo com que a atividade se torne inviável do ponto de vista financeiro, levando os produtores a trabalharem com margens negativas”. De acordo com Hentz, dentre os principais motivos da baixa dos preços está o aumento da importação do leite, bem como a baixa procura pelos produtos no mercado. Ele reflete que o produtor merece uma remuneração condizente com a dificuldade encontrada no dia a dia, que tem uma rotina exaustiva e sem recessos, como um final de semana ou feriado. Também observa que o leite é responsável pela principal fonte de renda da agricultura no município e na região oeste catarinense. “Muitas famílias estão diretamente ligadas a esta atividade bem como a economia dos municípios também é refém da receita oriunda da produção leiteira”, considera. “Solicitamos maior atenção por parte dos órgãos competentes e propomos que os mesmos tomem as atitudes necessárias para que os produtores voltem a receber um valor justo pelo litro de leite”, conclui o vereador.