Você está em: Notícias»Projeto aprovado fortalece ações em saúde e controle reprodutivo de cães e gatos

Na última sessão ordinária do mês de maio (dia 28), a Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste aprovou alterações na Lei 2.351/2017, que institui o Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos de São Lourenço do Oeste. De origem do Executivo, o Projeto de Lei 26/2021 teve aprovação unânime no plenário. Conforme o gestor municipal, a matéria atende recomendação formulada pelo Ministério Público Estadual, e indicação de autoria do vereador Rennã Fedrigo (MDB). As alterações apresentadas visam ampliar as ações destinadas a prevenção de doenças em animais domésticos, com foco cães e gatos. O projeto foi apreciado no plenário com pareceres favoráveis das comissões de Legislação, Finanças e Obras. Na discussão, o vereador Fedrigo argumentou sobre a necessidade das alterações na construção de uma política de longo prazo. “A gente foi pesquisar um pouco sobre o tema, e a gente percebeu que existe um grande número de animais principalmente de famílias carentes que não tem condições de bancar tratamentos. Porque a gente sabe que, muitas vezes qualquer cirurgia no animal é R$ 2 mil, R$ 3 mil, que existe uma demanda muito grande por parte desse atendimento. É ideal que o município pense nisso a longo prazo”, explanou o vereador. “Quando a gente pensa em política pública a longo prazo, seria melhor a gente atuar na prevenção do que no tratamento em si. A prevenção se dá com vacinação”, prosseguiu Fedrigo. Além das medidas constantes no projeto, o parlamentar ainda sinalizou a necessidade de outras ações envolvendo recursos para entidades civis e alojamento para animais, e se colocou à disposição para o diálogo com a comunidade. Alterações Inclusão da vacina V10 para caninos e V5 para felinos. “A vacina V10 protege os cães contra as doenças Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Parainfluenza, Hepatite Infecciosa Canina e 04 tipos de Leptospirose. Já a V5 para os felinos, é uma forma de prevenção contra Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose, Felv e Fiv Felina”, informa o gestor na mensagem do projeto. Aumento nos recursos do Programa. O projeto prevê aumento de R$ 20 mil reais para R$ 30 mil reais anuais, sendo que até um terço do valor poderá ser utilizado para protocolos de vacinação. Ampliação da abrangência. Alteração na comprovação de animais pertencentes à famílias de baixa renda, possibilitando outras formas de comprovação de carência financeira para além do CadÚnico.