Você está em: Notícias»Comitiva da Acanor participa de curso de formação política e profissional em Florianópolis

Ampliar conhecimento e troca de experiências. Esse é o objetivo da comitiva de 30 pessoas, incluindo vereadores e servidores associados da Associação de Câmaras do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), durante essa semana na Assembleia Legislativa do Estado Catarinense (Alesc), que participam de um curso de formação política e profissional em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. A capacitação segue até a quinta-feira (9). Na manhã desta quarta-feira (8), vereadores aproveitaram para conversas com deputados estaduais e agendas com demais autoridades governamentais na capital do Estado. Já na parte da tarde, aconteceu nas dependências da própria Alesc o curso sobre Leis Orçamentárias (PPA, LDO e LOA), ministrado por Luiz Carlos Wisintainer, ele que possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Auditor Fiscal de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: avaliação, administração pública, controle interno, Contabilidade Pública, Orçamento Público. O secretário executivo da Acanor, Ederson Hérmann, destaca que o intuito da capacitação é oferecer formação política e qualificação profissional para parlamentares e servidores das Câmaras, por meio de cursos com temas atuais e inerentes à atividade parlamentar. Nesta quinta-feira (9) os temas das aulas serão as Leis Orgânicas e o Regimento Interno das Câmaras Municipais. Os ministrantes das duas oportunidades serão Geraldo José Gomes e Luis Fernando Pires Machado, respectivamente. O vereador Jotha Antunes (PP), de São Lourenço do Oeste, fala da importância deste momento de aprendizado. “São dois dias ricos em troca de experiências para nós vereadores, pois a legislação precisa ser estudada com muita cautela e atenção, e aqui, além de aprendermos, conversamos com colegas de outros municípios e podemos também repassar informações que servem de exemplo de nossa Câmara para os colegas”, disse. O presidente da Acanor, vereador Claudio Barbosa, do município de Jupiá, enfatiza o trabalho do vereador, bem como dos servidores, que devem estar em constante evolução. “Assim como empregados e empregadores das demais empresas passam por capacitações, nós, representantes da sociedade, também precisamos estar atentos às novidades com relação à legislação e capacitações como estas são grandes oportunidades para enriquecer nosso conhecimento”, finalizou.