Você está em: Notícias»Legislativo aprova projeto que autoriza Município a custear transporte de idosos a eventos

O Legislativo de São Lourenço do Oeste aprovou na segunda-feira (27), o Projeto de Lei 37/2022, de autoria do Executivo Municipal, o qual pede autorização da Casa de Leis para custear integralmente o transporte de idosos, aos eventos de caráter social, de confraternização e de lazer realizados pelas entidades de idosos e afins, pelos centros de convivência ou por órgãos públicos em geral. Segundo as informações, o transporte poderá ser disponibilizado por meios próprios ou através da contratação de empresa do ramo, por meio de processo licitatório. Vale destacar que o transporte de idosos, de forma gratuita, já é previsto no Estatuto do Idoso. A vereadora Marlice Perazoli (MDB), bem como o vereador Jotha Antunes (PP), enfatizaram que o objetivo é possibilitar momentos de convivência e socialização, favorecendo o fortalecimento de vínculos afetivos, familiares e comunitários, evitando assim o isolamento social desse grupo de pessoas. Ainda segundo os vereadores, através da participação em eventos fora do município, beneficiará em torno de 800 idosos, todos residentes em São Lourenço do Oeste e contam com idade acima de 60 anos. A Matéria visa estender o transporte também para o centro e interior do município de São Lourenço do Oeste, bem como prever a forma em que se dará o custeio, em valor fixo ou por quilômetro rodado, conforme a necessidade. Na discussão do projeto o vereador Silvian Hentz (PT) destacou também, que além dos idosos é necessário lembrar também de outras entidades como por exemplo, os clubes de mães. “Materiais de artesanato e quilometragem para os clubes de mães também não devem ser esquecidos, bem como incluir o recurso para a alimentação dos idosos nesse sentido”, comentou ele, argumentando também que por conta da pandemia de Covid-19, por dois anos não foram realizados eventos. “Nesse período de dois anos o Executivo economizou esse recurso, quem sabe investimentos aos clubes de mães ou ao lanche desses idosos poderiam ser inclusos neste projeto”. Por fim o vereador Edson Ferrari (MDB) sugeriu ao Governo Municipal informalmente que poderia ser criado uma nova forma de destinação de recursos nesse sentido semelhante ao bônus fiscal chamado de Cheque do Leite. “Assim essas entidades seriam beneficiadas e os recursos poderiam atender todas as demandas necessárias”, comentou.