Você está em: Notícias»Vereadores preocupados com a segurança pública no interior de São Lourenço do Oeste

A segurança pública foi pauta levantada pelo vereador Edson Ferrari (MDB), durante a última sessão ordinária do Legislativo em São Lourenço do Oeste, na segunda-feira (15). Os furtos, especialmente aqueles registrados em comunidades do interior, chamaram a atenção dos vereadores que juntos destacaram a importância de debater e buscar soluções para tais delitos. A 3ª Companhia de Polícia Militar de São Lourenço do Oeste registrou três ocorrências de furto no interior no início do mês de agosto. Dois registros foram na Linha Prata, e um na Linha Belvedere. Conforme as informações os furtos ocorreram em locais afastados, como residências onde não havia moradores, além de um pavilhão comunitário. Dos locais foram furtadas fiações elétricas, e em Linha Prata foi furtado um freezer do salão comunitário, e equipamentos agrícolas. O vereador Ferrari enalteceu o trabalho da Polícia Militar em efetuar rondas e atuar junto às comunidades, porém, destacou o baixo efetivo de profissionais para atender as demandas. O assunto também recebeu atenção dos vereadores Silvian Hentz (PT) e Jotha Antunes (PP). Hentz afirmou que tem conhecimento dos fatos e que também se coloca a disposição para buscar soluções quanto a questão da falta de efetivo. Antunes, por sua vez, destacou o trabalho que é desempenhado através do programa chamado Rede de Vizinhos, e que tem surtido efeito positivo no perímetro urbano de São Lourenço do Oeste. O vereador explica que a Rede de Vizinhos é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o objetivo de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio. Atualmente São Lourenço do Oeste tem mais de 700 famílias participantes do programa. Conforme a Polícia Militar, há redes de vizinhos nas comunidades de Belvedere e Santos Dumont. A linha Taquari deve receber informações sobre a criação do programa nos próximos dias. Os vereadores concordaram em repensar maneiras de colaborar com a Polícia Militar em busca de investimentos. Utilidade Pública Para saber mais ou solicitar a implantação da Rede de Vizinhos em determinada comunidade ou bairro basta fazer contato com a Polícia Militar por meio do telefone 33721088, 33721090 ou ir diretamente até a 3ª Companhia e fazer a solicitação.