Você está em: Notícias»Propostas de vereadores lourencianos encaminhadas à Deputado Estadual buscam investimentos em educação e cultura

Prezando pela segurança e bem estar dos alunos da rede municipal de educação, principalmente aqueles que integram a Escola de Tempo Integral de São Lourenço do Oeste, os vereadores Marlice Perazoli, Mauro Michelon, Rennã Fedrigo e Edson Ferrari, ambos do MDB, são autores de uma indicação que foi apresentada na noite da segunda-feira (11). A proposta é destinada ao Deputado Estadual Mauro de Nadal (MDB/SC), e solicita a aquisição de um micro-ônibus para atender a demanda de transporte de alunos deste segmento. Segundo os vereadores, a educação em tempo integral foi instituída no município no ano de 2017, e tem como objetivo, claro, o atendimento integral, através de ações que objetivam a educação de crianças e adolescentes a partir dos seis anos, com apoio psicopedagógico, artístico, desportivo, tecnológico e cultural, objetivando também a inclusão social dos alunos. “Está ocorrendo um aumento gradativo de alunos na rede municipal de ensino, mais precisamente neste programa de educação em tempo integral, razão pela qual solicitamos o veículo para atendimento das crianças e adolescentes participantes”, destacou Fedrigo. Atualmente, conforme levantamento feito pelos parlamentares, a Educação de Tempo Integral acontece na sede do Instituto Bom de Bola, cedido sem ônus pela família Fantin, atendendo mais de 400 alunos no contraturno escolar. Cultura Também destinada ao Deputado Estadual Mauro de Nadal outra proposta de autoria dos vereadores do MDB pede investimento em Centro de Manutenção das Tradições da Cultura Italiana de São Lourenço do Oeste. Segundo os parlamentares, no ano passado, após solicitação de membros do Grupo Folklorístico San Gaitano, o vereador Rennã Fedrigo, líder da bancada do MDB, pleiteou junto ao Estado, através do deputado De Nadal, a doação de imóvel por parte do Governo do Estado de Santa Catarina para São Lourenço do Oeste. “A finalidade do imóvel é para instalação de um centro voltado para a manutenção das tradições italianas no município, assim como ocorre com a cultura Alemã na comunidade de Lageado Antunes, ambas de representação no que diz respeito à colonização de nosso município”, comentou Fedrigo explicou que alguns trâmites foram gerados, o que resultou na aprovação da Lei Estadual 18.291/2021, sancionada pelo Governador Carlos Moisés da Silva, autorizando a desafetação e doação ao município do imóvel com área de 1.536 m². “Solicitamos que o município execute as ações necessárias para a titularização da propriedade e que diante da possibilidade, viabilize projetos juntos da comunidade daquele local para a instalação de equipamento voltado para a Cultura Italiana”. O vereador ressalta ainda que o município não poderá desviar a finalidade para qual o imóvel foi destinado, bem como deixar de cumprir com os encargos da doação no prazo de dois anos, sob pena de reversão. Ambas as indicações foram aprovadas por unanimidade.