Você está em: Notícias»Moção de Apelo pede nomeação imediata de aprovados em concurso da Polícia Científica de Santa Catarina

O vereador Edson Ferrari apresentou na noite da segunda-feira (24), uma Moção de Apelo, direcionada ao Governador do Estado, Jorginho Mello, para que proceda a nomeação imediata dos 196 aprovados no concurso público da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina, para o cargo de Auxiliar Criminalístico. A Moção foi aprovada por todos os vereadores de São Lourenço do Oeste. Ferrari comenta que a Polícia Científica de Santa Catarina realizou recentemente concurso público, já tendo homologado, e as nomeações que estavam previstas para ocorrer até abril/2023 foram suspensas pelo Governo sob o argumento de economizar. “Preocupa-nos o fato de que atualmente o órgão está contando com apenas 37,7% do seu efetivo de auxiliares criminalísticos, prejudicando muito os trabalhos. O quadro de vagas conta com 610 vagas de Auxiliares Criminalísticos mas apenas 230 estão ocupadas”, disse. A atividade do auxiliar criminalístico tem por objeto executar serviços operacionais e administrativos, auxiliar na execução de exames periciais e na identificação civil e criminal, nos termos das normas constitucionais e legais em vigor, exercendo suas atribuições, sob orientação superior, nos setores do Instituto de Criminalística, nos setores do Instituto de Identificação Civil e Criminal, perícia digital e cibernética dentre outros. “Sem o investimento necessário na contratação de servidores da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina, a atividade pericial poderá ficar prejudicada, tendo em vista a grande demanda de serviço e o déficit de servidores que existem atualmente, sendo emergencial a nomeação dos 196 aprovados para o cargo de Auxiliar Criminalístico”, conclui.