Você está em: Notícias»André Luiz Simonetti utiliza a Tribuna Popular e fala sobre planejamento de ações na área de Segurança Alimentar e Nutricional

Na noite desta segunda-feira (26), após a última sessão ordinária do mês de junho na Câmara Municipal, André Luiz Simonetti, agricultor familiar e engenheiro agrônomo, utilizou o espaço da Tribuna Popular para explanar sobre o planejamento de ações na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para o município de São Lourenço do Oeste. Participaram da fala do engenheiro agrônomo representantes da ONG Entre Amigos e Crianças e representantes da Secretaria de Assistência Social, que são entidades beneficiadas com alimentos da agricultura familiar. O principal objetivo da fala do engenheiro foi sugerir aos vereadores lourencianos a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). André explica que há no município diversas entidades e órgãos que trabalham pela segurança alimentar em São Lourenço do Oeste. “Esse conselho faria a junção dessas pessoas para trabalharem juntas no combate à fome”, disse ele. O engenheiro comentou que são mais de 300 famílias vivendo no município lourenciano em situação de extrema pobreza, segundo dados de março de 2023. “Todo mundo tem direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é o que chamamos de segurança alimentar e nutricional”. O vereador Silvian Hentz parabenizou o engenheiro agrônomo pela preocupação com o assunto em pauta. “Precisamos que essas políticas públicas sejam efetivas e estruturadas através do conselho", disse o vereador. Os vereadores Marlice Perazoli e Adilson Sperança também parabenizaram o agricultor familiar e destacaram a importância de debater este tema. “A explanação destes dados foi de grande relevância para que entendamos a necessidade urgente de debatermos sobre políticas públicas que combatam a fome”, disse a vereadora Marlice. O presidente do Legislativo, vereador Rennã Fedrigo por sua vez parabeniza o engenheiro agrônomo pelas colocações. O encaminhamento da Casa de Leis é de que nos próximos dias seja feito contato com o Executivo Municipal para a criação e a implantação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Tribuna Popular A tribuna popular é o espaço destinado à manifestação da comunidade sobre assuntos gerais do município, reivindicações ou proposições de iniciativa popular. O espaço destinado à tribuna popular é sempre após a sessão ordinária, com intervalo de até 10 minutos e poderá ser utilizado por moradores ou autoridades. Para ter direito ao uso da palavra é necessário que a pessoa comprove ser eleitor do Município. Além disso, é preciso requerer por escrito à Presidência da Câmara o espaço da tribuna popular e indicar no requerimento qual assunto será abordado. Vale destacar que as sessões ordinárias do Legislativo normalmente acontecem às segundas-feiras às 18h e tem transmissão ao vivo pelo Facebook (facebook.com/camaraSLO).