Você está em: Notícias»Moção de Apelo pede aumento dos limites de faturamento ao MEI Caminhoneiro

Moção de Apelo pede aumento dos limites de faturamento ao MEI Caminhoneiro

Uma Moção de Apelo foi pauta de debate na Câmara Municipal nesta segunda-feira (13), em São Lourenço do Oeste. A Moção, de autoria do vereador Mauro Michelon (MDB), é direcionada ao Governo Federal e ao Congresso Nacional, e solicita o aumento dos limites anuais de faturamento do Transportador Autônomo de Cargas, o chamado “MEI Caminhoneiro”, instituído pela Lei Complementar 188, sancionada em 31 de dezembro de 2021. Michelon explica que conforme a legislação, o limite da receita bruta será de R$ 251.600,00. “O limite será de R$ 20.966,67 multiplicados pelo número de meses compreendidos entre o início da atividade e o final do respectivo ano-calendário, consideradas as frações de meses como um mês inteiro, no caso de início de atividades”, disse. Ainda, o vereador comenta que o valor mensal da contribuição corresponderá ao valor resultante da aplicação da alíquota de 12% sobre o salário-mínimo mensal. “Acontece que tais valores tem penalizado inúmeros transportadores ao final de cada ano, pois estes não conseguem manter-se dentro do enquadramento da Lei”. Michelon enfatiza ainda a importância da classe dos caminhoneiros para o desenvolvimento econômico do país. “Desta forma se faz necessária a correção urgente destes valores para que os transportadores autônomos de cargas não sejam prejudicados”, comenta ele dizendo ainda que compreende que o limite da receita bruta anual, poderia estar na casa de R$350 mil.