Você está em: Notícias»Moção de Congratulação presta homenagem ao Cartório Eleitoral de São Lourenço do Oeste

A Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste expressou, por meio da entrega de Moção de Congratulação, de autoria da Mesa Diretora, composta pelos vereadores Rennã Fedrigo, Marlice Perazoli, Mauro Michelon e Jotha Antunes, homenagem aos 62 anos do Cartório Eleitoral de São Lourenço do Oeste e aos profissionais que o integram, pelos relevantes serviços que prestam a toda comunidade lourenciana. O Cartório Eleitoral foi criado em São Lourenço do Oeste no dia 17 de março de 1961, por meio da Resolução 5.590, que promoveu a divisão eleitoral do Estado de Santa Catarina onde foi criada a zona 049ª, a qual, a partir de 1999, passou a atender, além do município sede, Novo Horizonte e Jupiá. Atualmente a Zona Eleitoral totaliza mais de 35 mil eleitores, divididos em 124 seções eleitorais e em 28 locais de votação. Com o rezoneamento eleitoral, houve um aumento significativo na demanda de atendimento a eleitores, partidos políticos e advogados, bem como o volume processual aumentou consideravelmente, principalmente em relação as prestações de contas anuais e eleitorais. Rennã Fedrigo, presidente do Legislativo, salienta que além de analisar e realizar a inscrição do cidadão no cadastro eleitoral nacional, os cartórios eleitorais têm muitas outras funções e oferecem uma gama enorme de serviços. “Nesses órgãos funcionam a parte administrativa da zona eleitoral e a escrivania eleitoral, que é a seção judicial. Os cartórios realizam, principalmente, atendimentos ao público em geral, uma vez que integram o primeiro grau jurisdicional dentro da Justiça Eleitoral”. Fedrigo comenta que para a realização e desenvolvimento de todos os trabalhos, a Zona Eleitoral de São Lourenço do Oeste conta atualmente com apenas um servidor efetivo do TRE/SC, três Auxiliares Eleitorais, sendo dois requisitados para São Lourenço do Oeste e um pelo município de Jupiá, além de duas estagiárias contratadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. “Oportuno referenciar também o ex-servidor senhor Orlando Carlos Almeida Vairich, analista judiciário do TRE/SC desde 2008, que atuou como chefe de cartório na 48ª Zona Eleitoral (Braço do Norte - 2008 a 2009), na 75ª Zona Eleitoral (São Domingos - 2009 a 2014) e 49ª Zona Eleitoral - São Lourenço do Oeste, de 2014 até final de 2022, quando se desligou do serviço para assumir o cargo de Procurador Federal”, finaliza, mais uma vez salientando o trabalho de toda a equipe.