Você está em: Notícias»Vereadores prestam homenagem a agência do IBGE de São Lourenço do Oeste

Vereadores prestam homenagem a agência do IBGE de São Lourenço do Oeste

O Poder Legislativo de São Lourenço do Oeste prestou homenagem por meio da entrega de Moção de Congratulação ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agência do município lourenciano, pelos 49 anos de atuação nesta cidade. A proposta é de autoria da Mesa Diretora, composta pelos vereadores Rennã Fedrigo, Marlice Perazoli, Mauro Michelon e Jotha Antunes. O IBGE é um órgão federal brasileiro vinculado ao Ministério da Economia. Criado na década de 1930, tem como objetivo a coleta, análise e divulgação de dados estatísticos sobre o território brasileiro e a sua população, sendo o responsável também pela realização de levantamentos e estudos ambientais, socioeconômicos e cartográficos do Brasil. O vereador Jotha Antunes (PP), comenta que um dos principais produtos do IBGE atualmente é o Censo Demográfico, realizado em escala nacional a cada dez anos. “Esse e outros estudos realizados pelo instituto nos permitem ter um amplo conhecimento sobre o país em que vivemos e sobre a população brasileira”, disse. A agência do IBGE de São Lourenço do Oeste foi instalada em 20 de agosto de 1970, e atua em 19 municípios sendo, além da sede: Abelardo Luz, Bom Jesus, Campo Erê, Coronel Martins, Formosa do Sul, Galvão, Ipuaçu, Irati, Jupiá, Novo Horizonte, Ouro Verde, Palma Sola, Quilombo, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Santiago do Sul, São Bernardino, e São Domingos. O quadro de funcionários atual da Agência do IBGE é composto por dois funcionários efetivos e sete contratados temporários, realizando as pesquisas e demandas permanentes da agência. Também foram contratados mais de 130 colaboradores, dentre mensalistas e recenseadores, para a realização do censo demográfico 2022. “Trata-se de um trabalho importantíssimo para toda a nossa região e com certeza esta homenagem é de total merecimento”, finaliza o vereador.