Você está em: Notícias»Vereadores participam de reunião com ACISLO sobre a demanda de vagas de estacionamento na cidade

O vereador Rennã Fedrigo, presidente da Câmara Municipal, e o vereador Mauro Michelon participaram na tarde desta sexta-feira (31) de uma reunião com diretores e associados da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (ACISLO), que teve como objetivo a busca de soluções para demandas do comércio na área do trânsito. Entre os assuntos discutidos, estiveram a necessidade de vagas de estacionamento, do plano de mobilidade urbana, e de possíveis soluções, como o estacionamento rotativo e a ampliação das vagas rápidas. Abrindo a reunião, o presidente da ACISLO, Fernando Pressotto, destacou as dificuldades do setor, que reclama diariamente da falta de vagas de estacionamento. Lembrou os debates promovidos no passado, e disse que a ação da entidade visa mediar a discussão entre os comerciantes e o poder público, entender a necessidade legislação e os caminhos para a resolução dos problemas. Em sua fala, o presidente do Legislativo ressaltou as ações já tomadas na presente legislatura, como a audiência pública sobre o sistema de tráfego urbano, realizada em 2021, e a inclusão de uma rubrica no orçamento municipal para execução do estudo do plano de mobilidade urbana. Ele entregou cópia dos encaminhamentos da audiência pública, que sugere o estacionamento gratuito com rotatividade de duas horas. “Primeiro devemos pensar a divisão dos poderes, o papel de cada parte relacionada. Hoje temos na Constituição Federal e no Código de Trânsito que o órgão de trânsito do município é o responsável pela organização dessa área”, ponderou Fedrigo. “No caso da implantação de estacionamento rotativo, temos alternativas que são o estacionamento gratuito ou pago, e uma gestão que pode ser feita pelo poder público ou concedida a iniciativa privada”, disse Fedrigo, considerando que o maior desafio está na tomada de decisão do poder público, que nesse caso não deve ser meramente política, mas sim fundamenta em estudo técnico. Presidente da Comissão de Legislação, o vereador Mauro Michelon assumiu compromisso de propor a criação de uma comissão especial mista no Legislativo, que deverá envolver o Executivo e representantes do comércio local, para tratar das demandas existentes, sugerir e acompanhar a execução das soluções.