Você está em: Notícias»Vereadores mirins de São Lourenço do Oeste têm sessão na Câmara Municipal

Vereadores mirins de São Lourenço do Oeste têm sessão na Câmara Municipal

Nesta quinta-feira (22), a Câmara Municipal promoveu mais uma sessão do programa Parlamento Jovem. O Plenário teve plateia expressiva, formada por vereadores da Casa, professores e alunos da Escola de Educação Básica Sóror Angélica, além de coordenadores e vereadores mirins do município de São José do Cedro. Na palavra livre, todos os vereadores mirins utilizaram a tribuna. O trabalho infantil foi um dos assuntos mais abordados. Em pronunciamento, a presidente Kamilla Copetti citou dados do Brasil e defendeu os direitos da criança: “Em 2015, ano da última pesquisa do IBGE, quase 2,6 milhões de crianças estavam trabalhando no Brasil. A legislação internacional define o trabalho infantil como aquele em que as crianças exercem uma atividade econômica (regular), seja ela remunerada ou não, que afete seu bem estar, seja ele físico, psíquico, social ou moral. O Brasil tem esse compromisso. A proibição do trabalho infantil está na legislação brasileira, em particular na Constituição Federal.” [...] “Quero dizer, em nome da Câmara Mirim, que abraçamos a causa proposta pelo NACA (Núcleo de Atendimento a Criança e ao Adolescente), e a apoiamos imensuravelmente. Também quero aproveitar a oportunidade para falar à sociedade, à comunidade, que abrace essa causa, e que não venha a se esquecer dela, e que venha a apoiar e tomar as medidas necessárias caso presencie tais atividades ilegais. Pois aqueles que empregam as crianças, matam a infância.” Ao todo, 11 indicações foram apreciadas pelo Plenário. Eles solicitaram recursos para as escolas, como a aquisição de livros para as bibliotecas, materiais para as aulas de educação física e pintura das quadras; Ajustes no horário de transporte escolar das linhas São Caetano, São João e Santa Clara; Melhorias no acesso à Escola Básica Municipal Nossa Senhora de Lourdes; Academia ao ar livre no Distrito de São Roque; Melhor sinalização e construção de uma faixa elevada no Acesso Sul; e limpeza nos terrenos baldios do município de São Lourenço do Oeste; De autoria do vereador mirim Robert Lunkes Floriani e demais vereadores, foi apresentada moção de congratulação ao NACA, por meio de suas coordenadoras, pelas programações alusivas as comemorações do Dia Internacional de Erradicação do Trabalho Infantil, realizadas de 12 a 21 de junho de 2017. Outra moção, de autoria da presidente, vereadora mirim Kamilla Copetti, manifesta congratulações à direção, professores, alunos e funcionários da Escola de Educação Básica Sóror Angélica pela realização do projeto de leitura “Minha Escola Lê”, desenvolvido na instituição. Aprovadas, as matérias foram encaminhadas a Câmara Municipal para os devidos trâmites. A próxima reunião foi convocada para o dia 12 de julho, às 14h.