Você está em: Notícias»Sistema de abastecimento de água do município é objeto de reunião na Câmara

Sistema de abastecimento de água do município é objeto de reunião na Câmara

A Câmara de Vereadores promoveu na quarta-feira (21) mais uma reunião de trabalho sobre a água no município. Sob a coordenação da vereadora Loreci Smaniotto de Oliveira (PSDB), a atividade contou com a participação de autoridades e representantes do Poder Público e setores da comunidade. A reunião teve como objetivo apresentar dados, com ênfase sobre o sistema de abastecimento da Casan, aprofundando o estudo coletivo sobre o aproveitamento da água no município, que servirá de base para proposições, políticas municipais e investimentos na área. Loreci exibiu dados fornecidos pela Casan e imagens obtidas em campo, fazendo também um parecer das condições superficiais da água aproveitada no abastecimento, do estado de preservação das nascentes e áreas de proteção permanente, como também do sistema de captação e da estação de tratamento em operação. Conclusões Loreci ressaltou o cuidado dos proprietários com a preservação das nascentes e áreas de proteção permanente. Sobre o manancial, também chamou atenção para o baixo volume de água, mesmo em período de chuvas. O alarme foi com relação a necessidade de investimentos por parte da Casan. Com a barragem colapsada pelo assoreamento, a estatal vem acionando o Poço Profundo diariamente para assegurar a oferta de água. Situação que vem se agravando pela demora dos reparos. Conforme informações da gerência da unidade, o mecanismo utilizado para escoar os sedimentos acumulados na barragem está desativado, por motivo de quebra, há quase dois anos. E apesar de anunciada a limpeza do reservatório, não há previsão de quando esta será realizada. Outro ponto ressaltado pela vereadora foi a baixa capacidade de reservação de água tratada, sendo de 920 m³, o que corresponde a apenas 28,7% da média de consumo diário. Discussão Presente na reunião, o prefeito Rafael Caleffi declarou apoio à iniciativa do Legislativo, elogiando o envolvimento da sociedade organizada. Disse estar a par de algumas das informações repassadas, no que se refere a Casan, e que vêm realizando tratativas com a estatal quanto a necessidade de investimentos em São Lourenço do Oeste. Segundo ele, a Casan já estuda a implantação de mais uma estação de tratamento da água no município. O trabalho também foi elogiado por outros presentes, como a vereadora Ledeni Pieta (PTB). Para a parlamentar, as informações apresentadas na reunião devem ser levadas ao conhecimento da sociedade. Encaminhamento A vereadora Loreci, que coordena os trabalhos, disse que a próxima reunião terá como foco discutir a legislação em torno do aproveitamento da água.