Você está em: Notícias»Terreno de antiga escola fará parte da Praça da Liberdade

Terreno de antiga escola fará parte da Praça da Liberdade

Projeto de lei de autoria do Executivo altera a destinação de imóvel que serviria a edificação e a instalação de escola. O terreno do antigo prédio da Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti será anexado a Praça da Liberdade. Em contrapartida, o imóvel onde está estabelecido o Senai será destinado a Educação. Conforme explica o Executivo, a ideia é tornar a Praça da Liberdade ampla e adequada a proporcionar lazer e diversão a população lourenciana, com a instalação de playground, implantação de pista de caminhada com piso adequado e acessibilidade garantida. Conta que a proposta foi apresentada em reunião com representantes de diversos setores da sociedade, no último trimestre do ano passado, sendo aceita e aclamada pela comunidade. Ainda de acordo com o Executivo, recursos financeiros foram pleiteados junto ao Ministério do Turismo para realizar obras de revitalização e remodelamento da praça, contemplando junto ao projeto a inclusão da área da antiga escola, sendo já firmado o contrato de repasse. Para o início das obras resta a necessária alteração da afetação do imóvel, que deve contar com o aval do Legislativo. Na pauta do Legislativo, segunda-feira (1º), a proposição foi aprovada por maioria simples dos vereadores, com 6 votos favoráveis, 2 contrários e 1 abstenção. Escola Relatora na Comissão de Educação, a vereadora Loreci de Oliveira (PSDB) questionou a decisão da Secretaria Municipal de Educação, ao deixar a escola sofrer uma interdição pelo Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos discentes e docentes, lembrando que a pasta faz gestão de mais de R$ 18 milhões por ano. Os vereadores contrários também observaram as condições precárias de locais que foram adaptados para acomodar alunos e professores. No entanto, a maioria manifestou entendimento de que o terreno no centro não é mais adequado para a instalação de uma escola, considerando o trânsito intenso de veículos na região, em comparação ao novo local escolhido pelo Executivo para a edificação da escola, no bairro Progresso.