Você está em: Notícias»Câmara Municipal entrega moção de pesar aos familiares de Edilso Ranzan

Câmara Municipal entrega moção de pesar aos familiares de Edilso Ranzan

Em sessão plenária na segunda-feira (2), a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste aprovou e entregou uma moção de pesar aos familiares de Edilso Paulo Ranzan, vereador e presidente desta Casa de Leis, pelo seu falecimento ocorrido no último dia 06 de julho. A manifestação foi uma iniciativa dos vereadores da Bancada do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Na moção, os vereadores ressaltam a trajetória de homem público e cidadão participativo na sociedade lourenciana. Sensibilizados com a perda, registram os valores e o aprendizado que marcaram o convívio com Ranzan, concluindo com um agradecimento. A sessão da Câmara foi prestigiada com a presença de vários familiares e amigos de Ranzan. Após a leitura da moção, vereadores usaram a tribuna, lamentando a perda e deixando uma mensagem de conforto aos próximos. A família acompanhou os discursos e recebeu a moção diretamente dos vereadores: a esposa Rozeli e o filho Alex, os pais Antoninho e Delesia, a irmã Eneia e o sobrinho. Íntegra da moção: “Em 13 de fevereiro de 1965 veio a este mundo um ser iluminado para escrever sua história, para cumprir sua missão, para deixar sua marca em nossos corações, muita aprendizagem e também muita saudade. Edilso Paulo Ranzan, filho de Antoninho José Ranzan e de Delesia Belony Mella Ranzan, irmão de Eneia, casado com Rozeli Sallete Ritter e pai de Alex Paulo, nos deixou um grandioso e inesquecível legado. Quem teve a oportunidade e o prazer de conhecê-lo sabe o quanto foi dedicado às pessoas que mais precisavam e a comunidade em geral. Seu maior lema foi “Humildade e Respeito acima de tudo”. Edilso construiu uma trajetória de homem público e cidadão participativo na sociedade Lourenciana e também no Distrito de São Roque, onde seus pais residem até hoje. Desde sempre, Edilso foi muito atuante na sociedade, colaborando incansavelmente nas ações da comunidade em que vivia, e auxiliava com muita alegria e disposição as demais comunidades. Aliás, nunca se furtou em contribuir com as comunidades e entidades na realização de suas atividades. Toda vez que era procurado por pessoa, família ou entidade buscando algum apoio ou auxílio, Edilso nunca deixou de atender. De um ou de outro modo dava sua contribuição para ajudar quem precisasse e nunca fez distinção a ninguém, sua atenção era da mesma maneira para com todos que o procuravam. Eleito vereador por três oportunidades, em 2008, 2012 e 2020. Por 38 anos foi servidor público do Executivo Municipal de São Lourenço do Oeste, ocupando o cargo efetivo de Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental onde deixou um grande valor com seus ensinamentos de perseverança e esperança para cada aluno que por ele passou. Foi também Diretor de Licitações e Compras (de 15/5/2003 a 22/10/2004), Gerente de Licitações e Compras (de 1º/2/2005 a 1º/4/2008), Gerente de Recursos Humanos (de 9/10/2008 a 2/1/2009) e Gerente de Ensino Fundamental (de 15/5/2019 a 29/7/2020). Ainda, de junho de 2010 a março de 2012 desempenhou o cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste. Foi conduzido ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores para o biênio de 2021 a 2022. Um dos seus maiores sonhos? Ser nosso prefeito. Sonho realizado, mesmo, que por apenas uma semana... Pois quis o destino que retornasse à casa do Pai. Em 24 de junho de 2021, Edilso foi licenciado dos cargos que ocupava para tratamento de saúde. Internado com covid-19 no hospital Policlínica em Pato Branco (PR), faleceu na tarde de 6 de julho de 2021 por complicações da doença, aos 56 anos de idade. Como ele mesmo fazia questão de nos dizer: “Fizemos planos, projetos para nossa vida, mas quem dita o tempo e o ritmo é Deus.” E Deus o chamou, pois sua missão e seu tempo aqui neste plano foram encerrados, com muita dignidade, excelência, honestidade, honra, respeitabilidade, virtude e competência. Sua voz, sua companhia, sua alegria, seu chimarrão, suas palavras sábias… Tudo isso nos faltam... Mas sua presença e as memórias de tudo que deixou são mais fortes que o tempo. Os exemplos e os ensinamentos deixados, enquanto professor, homem público, líder comunitário, filho, esposo, irmão e pai, ficarão perpetuados, e nos ajudarão a acalentar sua ausência. O amor e o tempo nesse momento são os dois principais remédios para nos confortar. Com a única certeza que a presença física do Edilso jamais poderá ser substituída. Que jamais será esquecido, e que acreditamos que nossas vidas se encontraram para que pudéssemos aprender com seu exemplo de força, dedicação, garra e perseverança. Que você esteja bem, esteja em paz, no descanso eterno, na casa do pai, olhando por cada um de nós ali de cima e enviando-nos raios de luz que só você tem. Talvez não existam palavras suficientes e significativas que nos permitam agradecer a você com o devido merecimento. Mas é tudo que podemos fazer, usar palavras para lhe agradecer. Gratidão! A família, as nossas mais sinceras condolências!”