Você está em: Notícias»Vereadores de São Lourenço do Oeste pedem preferência para os idosos na vacinação contra a Covid-19

O Legislativo de São Lourenço do Oeste aprovou em plenária na segunda-feira (22) uma moção de apelo dirigida ao governo federal para incluir com maior prioridade os cidadãos com mais de 65 anos no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. Conforme defende o vereador Edilso Ranzan (MDB), autor do texto, é preciso repensar a metodologia e grupos prioritários. “Muitas categorias e profissionais, embora estejam em contato direto com pessoas, não estão diretamente ligados a ‘linha de frente’ no combate ao novo coronavírus, mas estão nos grupos prioritários da vacinação”, observa. A preferência para os idosos, conforme aponta Ranzan, poderá desafogar o sistema de saúde. “Infelizmente o mundo não está conseguindo produzir vacinas suficientes para atender as demandas, por esta razão os lotes que são produzidos e distribuídos devem atender os grupos que efetivamente são mais acometidos e sofrem com a pandemia, e que geram a maior ocupação hospitalar e que resultam em mortes, qual seja, o grupo de idosos”, considera. “Sabemos que todos precisam e querem a vacina, porém, neste momento é necessário repensar a metodologia e grupos prioritários, pois, uma vez imunizando os idosos com mais de 65 anos, de modo urgente, certamente haverá uma grande diminuição de internamentos que dependem de vários dias, assim como a necessidade de leitos de UTI’s, pois também os números mostram que pessoas mais novas e sem comorbidades, suportam e se recuperam mais rapidamente”, conclui. A moção teve aprovação do plenário e foi assinada por todos os vereadores. O documento será levado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello.