Você está em: Notícias»Vereador propõe ação municipal para o uso de fogos de artifício silenciosos

Vereador propõe ação municipal para o uso de fogos de artifício silenciosos

Na última sessão ordinária do ano, o Legislativo lourenciano aprovou por unanimidade indicação do vereador Rennã Fedrigo (MDB) para uma ação municipal a fim de orientar os munícipes para que utilizem fogos de artifício silencioso nas comemorações de final de ano. A proposição foi encaminhada ao prefeito Rafael Caleffi. Considerando a proximidade das comemorações do Natal e Réveillon, Fedrigo afirma ser importante que o poder público oriente a comunidade sobre os pontos negativos do uso de fogos de artifício e sugira outras alternativas. “Fogos com estampidos são danosos à sociedade, causando estresse em crianças, pessoas idosas e enfermas, pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentre outros. Há registros inclusive de desencadeamento de ataques epiléticos, cardíacos e desnorteamentos. A natureza também fica ameaçada, visto que fogos emitem poluentes para a atmosfera, poluindo o ar, e ainda aumentam o risco de incêndios”, menciona o vereador. “Os animais também sofrem, deixando-os agressivos e desnorteados, causando não raramente, convulsões e prejudicando a audição”, acrescenta. O autor conclui que a solução para isso seria a adoção de fogos de artifício silenciosos, que minimizariam os transtornos. Também solicita que o Executivo emita ato normativo, decreto ou promova ação semelhante, a fim de orientar e conscientizar os lourencianos sobre as vantagens da queima de fogos silenciosos nas festividades de final de ano, até que projeto de lei desta natureza não seja implantado em nosso município.