Você está em: Notícias»Audiência pública inicia mobilização por plano de mobilidade urbana

Audiência pública inicia mobilização por plano de mobilidade urbana

A Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste realizou, na noite de terça-feira (11), no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, uma audiência pública sobre o sistema de tráfego no perímetro urbano. Seguindo os protocolos exigidos diante a pandemia de covid-19, o evento teve formato semipresencial, com a presença de autoridades e palestrantes, além de convidados do poder público e do setor privado. Pela Internet, a comunidade participou com opiniões e perguntas. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Rennã Fedrigo, presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, e um dos autores do requerimento da audiência. Ele iniciou com uma explanação sobre os principais pontos levantados como objetivos da audiência: o transporte de carga pesada, os estacionamentos (principalmente na região do Centro), o transporte coletivo e também o alto índice de acidentes. O prefeito Rafael Caleffi reconheceu que o tema em discussão é de extrema importância. Destacou que o trânsito fez o Município cair no ranking de qualidade de vida. Ele enalteceu a iniciativa do Legislativo e também defendeu a importância de decisões voltadas para o futuro. Relatório apresentado, fornecido pela Polícia Civil, revela um número preocupante de acidentes de trânsito. Em 2020, foram 523 sem vítimas e 54 com vítimas. As principais causas identificadas são (1) embriaguez ao volante, (2) excesso de velocidade e, ainda, (3) desrespeito à sinalização de trânsito e (4) ao dever de cuidado perante motociclistas e pedestres. Experiência Convidados pela Câmara de Vereadores, profissionais com grande experiência em planejamento viário também participaram da mesa de discussão. Paulo Roberto Vieira, engenheiro de estradas formado pela UFRJ em 1971, com longa atuação na área de construção e segurança viária de vias urbanas e rodoviárias, que participou da construção ou melhoria de mais de 1.200 km de vias. Eloy Silvestre Kockanny, arquiteto e urbanista formado pela UFPR em 1971, responsável, no período 1971 a 2001, pelo planejamento e pela gestão do trânsito na cidade de Curitiba (PR). Encaminhamentos Durante toda a audiência, autoridades e profissionais responderam aos questionamentos e ouviram atentos as demandas. Embora sem apresentação de ações concretas, o ato foi reconhecido pelas autoridades como início de uma ampla discussão, que converge com a agenda de elaboração do plano de mobilidade urbana para São Lourenço do Oeste. Todas as autoridades envolvidas com segurança pública se colocaram à disposição para contribuir com os estudos.