Você está em: Notícias»Vereador sugere investimento na acessibilidade dos prédios públicos

Vereador sugere investimento na acessibilidade dos prédios públicos

O vereador Silvian Hentz (PT) sugere ao governo municipal de São Lourenço do Oeste a realização de melhorias em prédios a fim de viabilizar acessibilidade aos órgãos públicos. Indicação foi diretamente encaminhada pelo Legislativo, em sessão na segunda-feira (17). “A Constituição Federal prevê que todo cidadão tem o direito de ir e vir. Além disso, todo cidadão tem direito de ser atendido, e bem atendido, nos órgãos públicos. Também é sabido que as normativas que regulam a engenharia e arquitetura tratam da acessibilidade como um elemento primário para execução de obras”, considera o vereador. Hentz defende que seja feito um estudo para regularizar os prédios públicos com base nas normas de acessibilidade. “Uma das principais demandas é o acesso para pessoas com deficiência física. Seja ela cadeirante ou usuária de assessórios para caminhar (muletas, andador, bastão ou bengala) se faz necessário rampas e pistas que levem o cidadão para dentro do prédio público”, observa. “Também se faz necessária a sinalização para deficientes visuais. As marcações no chão e os totens com explicação sobre a estrutura do prédio em braile são elementares para que estas pessoas consigam chegar aos departamentos desejados”, continua. Para o vereador, é imprescindível uma atuação responsável do poder público. “Em se tratando de serviços públicos, se faz necessário dar o exemplo. Afinal de contas, fazer o que se prega é mais coerente do que simplesmente exigir apenas que os cidadãos o façam”, conclui.