Você está em: Notícias»Câmara Mirim realiza segunda reunião ordinária com ênfase na inclusão social

Câmara Mirim realiza segunda reunião ordinária com ênfase na inclusão social

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (23) a segunda sessão ordinária da Câmara Mirim em São Lourenço do Oeste. A reunião, que foi realizada no Plenário da Câmara Municipal contou com a presença dos alunos da Escola Básica Municipal Irmã Cecília e da ONG Entre Amigos e Crianças. Na oportunidade foram votadas e aprovadas sete indicações de autoria dos jovens vereadores. Além de melhorias em escolas e indicações direcionadas à pasta da educação, os vereadores mirins ainda apresentaram sugestões visando a causa animal e infraestrutura urbana. Um exemplo é a indicação da vereadora Milena Pasqualin Moretto, a qual sugere a realização de um concurso público para o cargo de veterinário no âmbito do município lourenciano. Outra indicação, que inclusive foi pauta de sessões do Legislativo adulto, é da vereadora mirim Heloísa Dias Moreira, a qual pede agilidade no repasse do prédio da antiga Escola de Educação Básica Rui Barbosa para a rede municipal de ensino, com o objetivo de que a Escola Básica Municipal Irmã Neusa possa ter sua sede própria. Moções Duas Moções foram apresentadas durante a sessão do mês de junho. Uma delas de autoria do vereador mirim Vinícius Renan Jede. Trata-se de uma Moção de Apoio a ser encaminhada ao Grêmio Estudantil da Escola de Educação Básica Sóror Angélica. Vinícius enfatiza que o objetivo é manifestar apoio ao projeto da Eletiva Edificando o Sonho da Moradia Própria da EEB Sóror Angélica. A outra proposta é de autoria da vereadora mirim Eloá Tarso. Trata-se de uma Moção de Pesar a ser encaminhada aos familiares da jovem Hagata Valentini Luzato, adolescente de 17 anos que faleceu neste mês de junho. Vale destacar que todas as proposições apresentadas pelos vereadores mirins são encaminhadas ao Legislativo de São Lourenço do Oeste e posteriormente, se aprovadas, podem ser destinadas ao Executivo ou órgão responsável para que sejam atendidas. A próxima sessão será realizada no dia 6 de julho às 8h30min. Inclusão Social – APAE apresenta trabalho de Cinoterapia Após a sessão ordinária as profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Escola Especial Nossa Senhora das Graças, apresentaram o trabalho que é realizado na instituição de educação especial com o cão Eros, por meio da cinoterapia. A cinoterapia um método que utiliza o cão como co-terapeuta em sessões de terapia de diversos pacientes. O principal objetivo é ofertar um complemento aos tratamentos tradicionais já realizados, conforme explicou a psicóloga Marina Locatelli. “A cinoterapia é utilizada para garantir que o tratamento ocorra de maneira leve e provoque o bem-estar aos pacientes. O contato com o animal estimula as funções motoras, desenvolve a fala, melhora a socialização, aumenta a confiança, autoestima e atenção dos pacientes, principalmente quando se trata de crianças. É uma terapia que veio para somar aspectos positivos para profissionais de diversas áreas como psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e até mesmo fisioterapeutas”. O cão Eros foi a atração após a explanação. Ele interagiu com a diretora da APAE Jucilei Echer Serpa, que também é sua tutora. Os adolescentes ainda puderam fotografar com o animal.