Você está em: Notícias»Núcleo de Operações do Cães da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste recebe Moção de Congratulação do Legislativo

Os vereadores de São Lourenço do Oeste aprovaram por unanimidade na segunda-feira (27) uma Moção de Congratulação, de autoria do presidente do Legislativo, Adilson Sperança (PL), destinada ao Canil da 28ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), atualmente chamado de Núcleo de Operações do Cães. Um dos precursores do trabalho desenvolvido na região de São Lourenço do Oeste, desde 2011, e que é destaque no Sul do Brasil, agente da Polícia Civil Neilan Canabarro esteve presente na sessão e recebeu a Moção das mãos dos vereadores, juntamente dos delegados Wilherm Negrão (Delegado Regional) e Ricardo Fronza (Delegado da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira – DIC/Fron). O canil da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste foi ativado após a realização de um curso para formar condutores de cães, promovido pela Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) em Florianópolis. Naquela época foram ativados outros sete canis pelo Estado, porém, restaram três, em Canoinhas, Florianópolis e o de São Lourenço do Oeste o qual conta com o apoio das autoridades locais e tornou-se o mais operacional do Estado. Inicialmente os trabalhos no Canil foram feitos com o labrador Apolo (in memorian) e o pastor-alemão, Thor. No primeiro ano os policiais realizaram diversos cursos de especialização, inclusive na Espanha, com apoio do Conselho de Segurança Pública (CONSEG). O presidente Sperança enfatizou as cerca de 600 operações policiais as quais contaram com o emprego dos cães deste canil, resultando em diversas apreensões de drogas, armas e prisões importantes em todo o Estado. Cães treinados no Núcleo de Operações de São Lourenço do Oeste foram doados para Canoinhas, Campos Novos e Pato Branco (PR). Neste mês de junho uma operação ocorrida em Pato Branco contou com o trabalho do Núcleo de Operações com Cães de São Lourenço do Oeste para empregar o recurso de busca e captura, que é composto por um cão treinado, um policial condutor e uma equipe designada. O cão Bóris, que também participou da sessão na segunda-feira, foi quem levou os policiais para o exato ponto onde estava escondido o fugitivo. Os vereadores parabenizaram a Polícia Civil pelo trabalho realizado com eficiência em toda a região e destacaram também a atuação dos servidores Paulo Ricardo Pereira Graff, agente de Polícia Civil de Novo Horizonte; dos agentes de Polícia Civil, Anderson Santos Salgado, Sidney Vicente Palavezzini e Vander Luis Stang, todos lotados na Delegacia de Polícia de Comarca de São Lourenço do Oeste.