Você está em: Notícias»Em moções de pesar, Câmara presta homenagem a Lídio Sutilli e Ermindo Lazzarotto

Na sessão plenária realizada na noite de segunda-feira (21), a Câmara de São Lourenço do Oeste prestou homenagens à vida e contribuições dos ex-vereadores Lídio Sutilli, falecido no dia 11, e Ermindo Lazarotto, falecido no dia 2, com a apresentação de moções de pesar. De autoria dos vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com a colaboração da professora Neli Bastezini Krombauer, as duas moções tiveram aprovação no plenário e entrega à familiares presentes. Lídio Sutilli Na moção dedicada a Lídio Sutilli, os autores destacam que ele foi uma referência, uma pessoa pública e um representante político que muito fez por São Lourenço do Oeste e região. "Falamos de um pioneiro, que aqui criou raízes, desbravou espaços e, sem medo do novo, empreendeu. Nasceu em Soledade, RS, em 30 de março de 1935, chegando em São Lourenço do Oeste em maio de 1950. Sentiu e viu a transformação do município, dia a dia, pois foram praticamente 72 anos de vivências diversas: laborais, familiares, sociais, políticas", enaltecem os vereadores. Lídio Sutilli teve quatro mandatos como vereador, todos pelo MDB: o primeiro, de 1967 a 1969, e os demais, consecutivamente, de 1989 a 2000. Nos anos de 1968 e 1969 e de 1997 e 1998 também atuou como presidente do Legislativo. Ainda, em 2001, ficou suplente de vereador. Na sua história de candidaturas, também concorreu a prefeito, em 1972, a deputado estadual, em 1978, e a vice-prefeito, em 1976. Ermindo Lazzarotto Por sua vez, Ermindo Lazzarotto foi lembrado especialmente como referência e uma importante liderança no campo da Educação. Nascido em 28 de maio de 1946, no município de Caxias do Sul, RS. Lá residiu até seus 13 anos, vindo com sua família para São Lourenço do Oeste, aqui permanecendo e construindo sua história, e a do município. “Constituiu-se referência e líder no campo profissional, em todas as funções ocupadas no magistério, como professor, coordenador local, gerente de educação, secretário municipal de educação, diretor de escola, administrador escolar. Sempre atuou com seriedade e podemos afirmar que as consequências dos seus atos perdurarão por gerações, a exemplo da criação de escolas, de cursos, da extensão da Unoesc, hoje Unochapecó, da Gerência de Educação, de leis para o magistério”, destacam os autores. Ermindo Lazzarotto foi vereador em São Lourenço do Oeste, pelo MDB, de 1983 a 1988.