Você está em: Notícias»Câmara Mirim realiza reunião ordinária com ênfase na campanha Setembro Amarelo

Câmara Mirim realiza reunião ordinária com ênfase na campanha Setembro Amarelo

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (21) a segunda sessão ordinária da Câmara Mirim em São Lourenço do Oeste. A reunião, que foi realizada no Plenário da Câmara Municipal contou com a presença dos vereadores mirins de Jupiá, Novo Horizonte e Palma Sola, além dos representantes do Executivo Mirim de São Lourenço do Oeste. Na oportunidade foram votadas e aprovadas quatro indicações e um requerimento de autoria dos jovens vereadores. Além de melhorias em escolas e indicações direcionadas à pasta da educação, os vereadores mirins ainda apresentaram sugestões visando melhorias e segurança no trânsito. O requerimento é de autoria do vereador mirim Vinícius Renan Jede, que encaminha o documento à Secretaria de Estado da Educação e a Coordenadoria Regional de Educação, para que forneça informações sobre indicação também de sua autoria apresentada no mês de agosto a qual pede a construção de uma rampa de acesso ao ginásio da Escola de Educação Básica Sóror Angélica. “Há vários anos contamos com legislação específica de acessibilidade a todos os locais de ingresso de pessoas, não diferente as instituições de ensino, que lamentavelmente ainda pecam neste sentido, de oferecer condições dignas de acesso aos alunos e demais cidadãos que necessitam frequentar esses espaços”, comentou. A vereadora mirim Amanda Cristiane Narciso sugeriu a viabilização de pintura das faixas de pedestres nas vias do município. Conforme a vereadora, a renovação da pintura das faixas de pedestre se faz necessária “pois se observa que muitas delas estão bem apagadas, fazendo com que muitos motoristas a ignorem ao ver um pedestre se aproximando. Essa medida auxiliará os pedestres a atravessarem a rua e também alertará o motorista quanto a sua obrigação de parar, além, é claro, de deixar a cidade mais bonita e organizada”. Setembro Amarelo Após a reunião ordinária os presentes participaram de uma importante conversa com a psicóloga Aline Nicola sobre a campanha Setembro Amarelo que tem como objetivo a prevenção contra o suicídio. A profissional ressaltou durante a conversa que a ideia é auxiliar na quebra de tabus e na conscientização da sociedade sobre o tema. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. Aline explicou que o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. “Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”. A profissional conta que quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. “É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia”, finalizou.