Você está em: Notícias»Vereador propõe criação de fundo para auxiliar tratamento de pessoas com doenças graves

O vereador Altair Borges (PP), sugeriu na segunda-feira (7), durante sessão ordinária, por meio de indicação destinada ao Governo Municipal, um estudo de viabilidade para criação de um Fundo Municipal com o objetivo de auxiliar pessoas acometidas com doenças graves no município lourenciano. Borges destacou como exemplo a realização de campanhas na mídia e nas redes sociais solicitando ajuda da comunidade para o tratamento de alguns moradores de São Lourenço do Oeste que necessitam de medicação e procedimentos os quais o Sistema Único de Saúde considera além da sua capacidade financeira. “Porém, devemos lembrar que a legislação prevê que a saúde é um direito de todas as pessoas, e por esse motivo é que em conjunto com o poder público, buscamos alternativas para auxiliar em casos de doenças graves, com tratamentos e medicamentos mais caros”, disse. O vereador afirma que trouxe como exemplo um Projeto de Lei criado na cidade de Criciúma (SC), e que nesse sentido, também busca por este objetivo. Entre as doenças que poderiam ser abrangidas pelo Fundo, Altair lista o câncer, a paralisia irreversível e incapacitante; parkinson e alzheimer; esclerose múltipla (EM) e esclerose lateral amiotrófica (ELA). Borges enfatiza ainda que os recursos para manter esse Fundo Municipal poderiam ser provenientes de convênios, financiamentos ou contribuições da comunidade, além de recursos provenientes do próprio município por meio de dotações orçamentárias e créditos adicionais. Por fim, o vereador enaltece a importância deste recurso para a saúde, tendo em vista que já existem outros fundos no município como, por exemplo, Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Fundo Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fundo Municipal do Turismo e o Fundo Municipal de Proteção aos Animais. “O povo de São Lourenço do Oeste é acolhedor, afetivo e solidário, temos certeza que sempre continuará ajudando os que mais precisam, de igual forma se o poder público também encontrar mecanismos para auxiliar estas pessoas, serão vidas que podem ser salvas e famílias transformadas”, concluiu.