Você está em: Notícias»Nesta terça-feira: Legislativo homenageará quatro importantes personagens da história lourenciana

Quatro lourencianos de destaque receberão Diploma de Menção Honrosa na terça-feira (29). As homenagens foram aprovadas por meio de dois Projetos de Decretos Legislativos. A solenidade acontece às 19h no auditório do Sicoob Original. Um dos projetos é de autoria da bancada do MDB, assinado pelos vereadores Marlice Perazoli, Rennã Fedrigo, Mauro Michelon e Edson Ferrari, e destina o Diploma de Menção Honrosa a Orlando Bessegato e Silvestre Sganzerla. O principal objetivo é reconhecer e agradecer pelos trabalhos e ações desenvolvidas por ambos em favor do município. Orlando Bessegatto nasceu em 1931 na cidade de San Maximiliano (RS). Chegou em São Lourenço em 1952, acompanhado do pai e do irmão, em busca de terras mais produtivas. Como vereador, Orlando foi um dos responsáveis pela manutenção do espaço destinado à Praça da Bandeira. Ele foi eleito vereador na 3ª Legislatura, no período de 31 de janeiro de 1967 a 31 de janeiro de 1971 pelo MDB, com 256 votos. O outro homenageado pela bancada, Silvestre Sganzerla, nasceu em 1940, em Sananduva (RS), é formado em odontologia pela Universidade de Passo Fundo (RS), em 1966. Na política, foi suplente de vereador no período de 1977/1982 pelo então PMDB, sendo que exerceu a titularidade praticamente durante toda a legislatura. Em 1982 foi reeleito vereador e, nessa legislatura ocupou a presidência da Câmara nos anos de 1987 e 1988. Disputou a última eleição para o legislativo no ano de 2008, conquistando a vaga de suplência. O segundo Projeto de Decreto Legislativo é de autoria da bancada do Progressista (PP), assinado pelos vereadores Jose Deon e Jotha Antunes e concede o Diploma de Menção Honrosa a Hary Pandini e Cirio Hippler. Hary Pandini, nasceu em 1927, no município de Lauro Muller. Em 1960 mudou-se para São Lourenço do Oeste investindo no ramo de oficina mecânica, comércio de roupas, louças e ferragens, se estabelecendo onde atualmente é a avenida Ernesto Beuter. Atualmente o empresário trabalha na Ferragem Pandini, com CNPJ em atividade desde 1966, um dos mais antigos do município. Entre as suas contribuições com a sociedade, os vereadores citam a edificação do prédio da rodoviária em 1972. Também participou da sociedade na fundação da Rádio 12 de Maio. Quem também foi um dos fundadores do veículo de comunicação e recebe a homenagem é Círio Hippler, este, nascido em 1943, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). No ano de 1967, mudou-se para São Lourenço do Oeste para trabalhar como contabilista junto ao escritório de Raulino Bogo, que logo registraram o Escritório Contábil Orcontol, onde trabalhou por 18 anos. Em 1978, juntamente com um grupo de líderes, iniciaram uma sociedade para abertura de uma emissora de rádio, com liberação na data de 12 de maio de 1980. Com a saída dos outros acionistas e morte de sua esposa em 2010, passou a ser, juntamente com seus filhos, únicos acionistas do veículo de comunicação. Além disso, Círio foi diretor adjunto da 6ª Região da Associação Catarinense de Emissora de Rádio e Televisão por 23 anos, desde 1997. Na política foi vereador pelo partido Arena, em 1976, ocupou na Câmara Municipal o cargo de secretário da Mesa Diretoria nos dois primeiros anos do mandato, nos dois seguintes presidiu o Legislativo, e nos últimos dois novamente exerceu a função de secretário. Nas eleições seguintes novamente se candidatou, embora tenha mantido as votações, ficou na condição de suplente.