Você está em: Notícias»Vereadores mirins sugerem melhorias na segurança das unidades escolares em São Lourenço do Oeste

A segurança nas escolas foi o principal tema de indicações apresentadas pelos vereadores mirins de São Lourenço do Oeste na primeira sessão ordinária de 2023, realizada na tarde de quinta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal. Kelli Maiara Santin, presidente do Legislativo Mirim, destaca que os últimos casos de ataques registrados em escolas, especialmente em Santa Catarina, ascendem o sinal de alerta também para os estudantes. “Notamos que a estrutura de nossas escolas precisam de reforço para que possamos nos sentir mais seguros”, comenta ela, enfatizando que como representantes das unidades escolares, os vereadores mirins tem a responsabilidade também de zelar pela segurança das instituições de ensino. Uma das indicações foi inclusive de Kelli, que pede a reforma da cerca da Escola Básica Municipal Nossa Senhora de Lourdes, localizada no distrito de Presidente Juscelino. Outra indicação sugere a implantação de portão eletrônico na Escola Básica Municipal São Roque. Esta proposição é da vereadora mirim Ana Júlia Mezomo. O vereador mirim José Carlos Silva de Souza Neto vai além da sugestão física, e pede a realização de treinamento para evacuação em escolas municipais em casos de urgência. “Não necessariamente um ataque, mas podem ocorrer situações como incêndio ou incidentes graves”, disse ele. Além desse tema, os cuidados com o transporte escolar também foi lembrado pelo vereador mirim Otávio Zanchettin Carubin, que sugere a fiscalização e a manutenção nos ônibus de transporte escolar do interior. “Em alguns casos os alunos são transportados em pé devido ao número maior de estudantes do que de lugares, e em outras situações, há ônibus danificados e isso é muito perigoso”, argumentou. A vereadora mirim Jamile Longo Lucheski pede a coleta regular de lixo na escola Básica Municipal Santa Inês. “Tanto a escola como a comunidade necessitam da passagem quinzenal de um caminhão de lixo para recolhimento do lixo reciclável, promovendo seu devido descarte contribuindo para a preservação do meio ambiente”. Por fim, a vereadora mirim Isabella Borges sugeriu a aquisição de livros para a biblioteca da Escola Básica Municipal Irmã Cecília. Conforme a parlamentar, tal ação trará aperfeiçoamento da leitura e também evolução da aprendizagem cognitiva e social dos alunos. “A biblioteca precisa não somente de livros, mas também de materiais lúdicos para atender crianças do 1° ao 5° ano. Sendo assim, todos os alunos serão beneficiados para seu aprendizado”, enfatizou. Moção de Congratulação De autoria da vereadora mirim Yasmin Gela Batista, foi aprovada também uma Moção de Congratulação, destinada à direção, professores e alunos da Escola de Educação Básica Municipal São Lourenço pela realização do Projeto Aprender a Empreender. Yasmin conta que o projeto tem o objetivo de formar adolescentes para o mercado de trabalho. “Parabenizamos a Escola de Educação Básica São Lourenço, em especial ao grupo de professores Jhullian Diniz Fiorini, Claudiomiro da Silva, Julia Basso, Gabriel Martinelli e a professora mentora do projeto Rosi Mari Brandalize de Miranda, por esta bonita iniciativa que resultará em grandes benefícios aos alunos e a comunidade”. Conselho Mirim Os representantes do Conselho Mirim, que são os vereadores mirins da legislatura de 2022, estiveram presentes e entregaram os broches para os atuais jovens parlamentares. Trata-se de uma maneira de repassar o cargo. “Desejamos sucesso e nos colocamos a disposição para colaborar com o que for necessário”, disse o presidente do Conselho Mirim, Vinicius Jede. Incentivo aos Mirins Os vereadores Rennã Fedrigo, Marlice Perazoli e Adílio Carubin participaram da sessão. Fedrigo utilizou a palavra e desejou que seja um mandato de sucesso. O parlamentar ainda destacou principalmente o respeito entre os mirins para a convivência entre os jovens. “O respeito deve prevalecer sempre, independente de onde esteja, lembrem sempre disso”, comentou. A próxima reunião ordinária da Câmara Mirim será no dia 24 de maio às 9h.