Você está em: Notícias»Parlamento Jovem de São Lourenço do Oeste terá mudanças para o ano de 2023

Parlamento Jovem de São Lourenço do Oeste terá mudanças para o ano de 2023

Ainda no final do ano de 2022 os vereadores de São Lourenço do Oeste aprovaram por unanimidade o Decreto Legislativo 757/2022, que altera alguns pontos do Decreto Legislativo 641/2009, que trata do programa “Parlamento Jovem” no município lourenciano. Tal programa abrange a Câmara Mirim e o Conselho Legislativo Mirim, e está em atividades desde 2009, com início das legislaturas em 2010, paralisado somente nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19. Até o ano passado a faixa etária para participar do Parlamento Jovem era de 12 a 15 anos, entretanto, segundo a coordenação houve necessidade para alterar estes números, e agora a idade autorizada de participação dos estudantes passou de 11 até 14 anos. São Lourenço do Oeste é pioneiro e exemplo na região quando são abordados os trabalhos com adolescentes junto ao Parlamento Jovem, auxiliando os estudantes em seus aprendizados e práticas de cidadania. Outra alteração a partir de 2023 é no sentido de aumentar a quantidade de sessões ordinárias, passando de seis para oito, de forma mensal, de maio a dezembro, oportunizando um incremento nas atividades plenárias dos jovens parlamentares. Cada escola inscrita elegerá um vereador mirim, e havendo número de escolas inscritas menor que a composição da Câmara Municipal, as vagas excedentes serão distribuídas proporcionalmente às escolas com maior número de estudantes. Vale destacar ainda que as movimentações para divulgação nas escolas com o objetivo de informar os adolescentes e a comunidade escolar sobre o Parlamento Jovem, bem como as inscrições, inicia em meados do mês de março. Já em abril começa a campanha eleitoral e ocorre a eleição. São Lourenço do Oeste vai eleger nove vereadores mirins para a 12ª Legislatura neste ano.