Você está em: Notícias»Loreci Smaniotto de Oliveira utiliza a Tribuna Popular e traz informações sobre abastecimento hídrico no interior de São Lourenço do Oeste

Na noite desta segunda-feira (29), após a última sessão ordinária do mês de maio na Câmara Municipal, Loreci Catarina Smaniotto de Oliveira, ela que é moradora de São Lourenço do Oeste, professora e já foi vereadora na Casa de Leis, utilizou o espaço da Tribuna Popular, para apresentar o relatório final de sua pesquisa de mestrado no Programa de Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O principal foco da pesquisa de Loreci foi o abastecimento hídrico em São Lourenço do Oeste. Foram visitadas 733 propriedades rurais no município, o que representa mais de 48% do total. “Concluímos por meio deste estudo realizado ainda em 2021 que as principais fontes de renda no meio rural de São Lourenço do Oeste são 60% tendo como base a agricultura; 32,06% a aposentadoria e outros meios de renda que somam 19,37%”, disse. Já com relação à proveniência da água potável, para consumo humano, 45,70% são de fontes, 31,92% por meio de poço com uso de bomba e 22,65% por meio de poço artesiano. Segundo Loreci, nos distritos de Frederico Wastner, São Roque e Presidente Juscelino, juntos, somam 55 poços artesianos, sendo 46 provados e nove públicos. “Quanto à suficiência da água existente na propriedade para o consumo em geral, 431 responderam que é suficiente, 302 propriedades responderam que não. 41,20% das propriedades rurais em análise alegam não possuir água suficiente”. Loreci enfatiza que levou o assunto para a Tribuna Popular, por acreditar que seja de grande relevância para a comunidade estar ciente de tais números. Além disso, a professora reforça a necessidade de definição de Políticas Públicas para a efetiva realização de programas de ação continuada para promover a preservação hídrica de forma efetiva, assegurando o abastecimento no meio rural em consonância com leis vigentes. Conforme ela, é importante também implantar os serviços de saneamento básico no meio rural e promover reorientação do setor produtivo, em coadunação com os recursos hídricos. “Tais ações são imprescindíveis para que haja um desenvolvimento rural sustentável. Dessa forma, a pesquisa poderá apoiar na tomada de decisões sobre recursos hídricos, tanto em relação às medidas a serem adotadas para a preservação de fontes, poços, córregos e rios, como para resolução de problemas de captação, armazenamento e distribuição de água na propriedade. Também poderá auxiliar nas questões de saneamento básico tanto na construção de banheiros e fossas e como no destino correto do lixo produzido nas propriedades rurais”, diz. Tribuna Popular A tribuna popular é o espaço destinado à manifestação da comunidade sobre assuntos gerais do município, reivindicações ou proposições de iniciativa popular. O espaço destinado à tribuna popular é sempre após a sessão ordinária, com intervalo de até 10 minutos e poderá ser utilizado por moradores ou autoridades. Para ter direito ao uso da palavra é necessário que a pessoa comprove ser eleitor do Município. Além disso, é preciso requerer por escrito à Presidência da Câmara o espaço da tribuna popular e indicar no requerimento qual assunto será abordado. Vale destacar que as sessões ordinárias do Legislativo normalmente acontecem às segundas-feiras às 18h e tem transmissão ao vivo pelo Facebook (facebook.com/camaraSLO).