Você está em: Notícias»Parlamento Jovem 2023: Datas são definidas para campanha e eleição nas escolas de São Lourenço do Oeste

O Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste chega a sua 12ª legislatura em 2023. A iniciativa tem como objetivo formar cidadãos conscientes e lideranças responsáveis. Após a pandemia de Covid-19, em 2022 o Parlamento Jovem foi retomado e agora, em 2023, cada escola terá novamente a oportunidade de eleger seus representantes. A adesão das escolas aos Programas Parlamento Jovem e também Executivo Mirim deverá ser feita por meio de inscrição, no período de 16 a 24 de fevereiro de 2023 junto à Câmara Municipal. Para a realização da eleição e apuração dos votos cada unidade escolar inscrita no Programa Parlamento Jovem terá uma Junta Eleitoral, constituída por um presidente e dois secretários, designados pela direção da escola. Os alunos interessados a participarem do processo eleitoral deverão se inscrever nas respectivas escolas, de 1º a 8 de março. Basta procurar a secretaria da unidade escolar e preencher o formulário de inscrição. Cada escola elegerá um vereador mirim e um membro para o Executivo Mirim e, caso o número de membros for maior que o número de escolas participantes, as vagas excedentes serão distribuídas entre as escolas que apresentam o maior número de alunos com idade igual e superior a 11 anos. O Secretário Executivo da Câmara Municipal e que também trabalha na coordenação do Parlamento Jovem, Éderson Hermann, comenta que serão aceitas inscrições de alunos que tenham de 11 anos completos há 14 anos. Ele lembra também que cada aluno poderá se inscrever para um único cargo. “Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas participarão de sorteio em sua escola para determinar o número com o qual farão sua campanha e concorrerão as eleições, sendo vedada a utilização de números que correspondam a partidos políticos”, salientou. A campanha eleitoral dos candidatos acontecerá de 13 a 17 de março de 2023. Hermann explica que o candidato poderá, a seu critério, apresentar plataforma de trabalho, em forma de panfletos, cartazes ou outro mecanismo de divulgação, obedecidas as regras estabelecidas pela direção da respectiva escola. A eleição acontecerá entre os dias 20 e 21 de março de 2023, nas respectivas escolas participantes, durante todos os períodos em que houver turno de aula: matutino, vespertino e noturno. No dia 30 de março acontecerá a diplomação e posse dos vereadores mirins e membros do Executivo Mirim, às 19h, na Câmara Municipal. “O prefeito mirim e o vice-prefeito mirim serão empossados juntamente com os vereadores mirins, e os secretários municipais mirins e presidentes mirins de autarquias serão empossados pelo Executivo Mirim em ato solene no gabinete do Prefeito Municipal”.