Você está em: Notícias»Inscrições abertas para os programas Parlamento Jovem e Executivo Mirim

Inscrições abertas para os programas Parlamento Jovem e Executivo Mirim

Estão abertas de 1º ao dia 8 de março de 2023 as inscrições para os programas Parlamento Jovem e Executivo Mirim. Alunos de São Lourenço do Oeste que tenham idade entre 11 e 14 anos podem preencher o formulário de inscrição junto à secretaria da escola que frequentam. O Parlamento Jovem da Câmara Municipal chega a sua 12ª legislatura neste ano. A iniciativa tem como objetivo formar cidadãos conscientes e lideranças responsáveis. Após a pandemia de Covid-19, em 2022 o Parlamento Jovem foi retomado e agora, em 2023, cada escola terá novamente a oportunidade de eleger seus representantes. Já o Executivo Mirim é organizado pelo Governo Municipal e traz a oportunidade para os jovens vivenciarem o dia a dia do secretariado municipal, bem como do prefeito e vice-prefeito. A adesão das escolas aos Programas Parlamento Jovem e também Executivo Mirim já aconteceu a agora os jovens estudantes que têm interesse em participar da eleição devem fazer a sua inscrição até o dia 8. Basta procurar a secretaria da unidade escolar e preencher o formulário de inscrição. Cada escola elegerá um vereador mirim e um membro para o Executivo Mirim e, caso o número de membros for maior que o número de escolas participantes, as vagas excedentes serão distribuídas entre as escolas que apresentam o maior número de alunos com idade igual e superior a 11 anos. Vale destacar que cada aluno poderá se inscrever para um único cargo. “Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas participarão de sorteio em sua escola para determinar o número com o qual farão sua campanha e concorrerão as eleições, sendo vedada a utilização de números que correspondam a partidos políticos”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Rennã Fedrigo. A campanha eleitoral dos candidatos acontecerá de 13 a 17 de março de 2023. Fedrigo explica que o candidato poderá, a seu critério, apresentar plataforma de trabalho, em forma de panfletos, cartazes ou outro mecanismo de divulgação, obedecidas as regras estabelecidas pela direção da respectiva escola. A eleição acontecerá entre os dias 20 e 21 de março de 2023, nas respectivas escolas participantes, durante todos os períodos em que houver turno de aula: matutino, vespertino e noturno. No dia 30 de março acontecerá a diplomação e posse dos vereadores mirins e membros do Executivo Mirim, às 19h, na Câmara Municipal.