Você está em: Notícias»Legislativo cria comissão para debater reforço na segurança nas escolas de São Lourenço do Oeste

O Legislativo de São Lourenço do Oeste, aprovou, na segunda-feira (10), o Projeto de Resolução 5/2023, de autoria do vereador Rennã Fedrigo o qual cria a Comissão de Assuntos Relevantes com o objetivo de realizar visitas in loco, avaliar, propor soluções, realizar audiências e demais ações necessárias no que tange a segurança das escolas públicas municipais. O assunto vem sendo debatido há algum tempo, e recebeu ênfase, após um ataque ocorrido na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na cidade de Blumenau (SC), no dia 5 de abril. Na oportunidade um homem de 25 anos pulou o muro da creche e com uma machadinha tirou a vida de quatro crianças e feriu outras cinco. As vítimas tinham entre 4 e 7 anos de idade. Fedrigo relembra também outro fato que aconteceu na cidade de Saudades, no Oeste catarinense, vitimando três crianças com menos de 2 anos, uma professora de educação infantil e uma agente educacional. Todos foram mortos com golpes de uma adaga. “Situações como estas são inadmissíveis, nós, quanto vereadores temos o dever de prezar pela segurança em nossas unidades de ensino, e com a criação desta comissão, o objetivo é justamente esse”, comentou. O vereador afirma que existem possíveis falhas no plano de segurança das escolas públicas municipais no que tange a presença de vigilantes. “A EBM Irmã Cecília e a Escola de Tempo Integral possuem vigilantes 24 horas. As escolas Santa Maria Goretti, Irmã Neusa e São Lourenço contam com vigilantes diurnos. As escolas Santa Catarina e São Francisco tem somente vigilantes noturnos. Já o CEIM Mundo Colorido, CEIM Monteiro Lobato, CEIM Cora Coralina, e as EBM Nossa Senhora de Lourdes, EBM Santa Inês e EBM São Roque não possuem”. Ainda, ele comenta que fez contato preliminar com a comunidade escolar, pais, professores, diretores e demais prestadores de serviços para obter informações. “Em alguns casos existe a falta de estagiários na rede pública municipal, e, por vezes, os vigilantes acabam por fazer o trabalho destes, como o controle do transporte escolar, por exemplo”. Como funcionará a Comissão A Comissão será composta por cinco membros, indicados pelos líderes partidários. O prazo de trabalho da Comissão será de 120 dias, a contar de sua instalação. “Para melhor andamento dos trabalhos deverão participar dos trabalhos representantes das forças de segurança do município, Conselho de Segurança, diretores de escolas, presidentes de APP`s e prestadores de serviços de vigilância”, frisou o vereador. A comissão ficou composta pelos seguintes vereadores: Marlice Perazoli (MDB), Edson Ferrari (MDB), Paulinho Mello (PL), José Deon (PP)e Adílio Carubin (PSDB).